quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CONSUMISMO X MEIO AMBIENTE


De nada adianta se falar em degradação do meio ambiente e suas consequências, se você não parar pra pensar com uma visão realmente preocupante! De nada vale se falar em teoria, se na verdadeira prática, você não tiver a consciência do mal que o consumismo está causando ao nosso planeta. Mudar nosso comportamento em relação ao consumo é fundamental e só através da Educação teremos alguma chance de salvar nossa casa, nossas vidas e o futuro da humanidade ...
Devemos começar a partir de pequenas mudanças, e a pratica dos 4Rs do consumo consciente já seria um bom começo. Ensinar nossos jovens e crianças a prática dos 4Rs. Faça um cartaz bem grande e cole na parede da cozinha, por exemplo, todos de sua família devem participar.
A citação abaixo, tirada da CARTA DA TERRA, diz muito bem que chegou o momento de mudarmos:
“A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida. São necessárias mudanças fundamentais dos nossos valores, instituições e modos de vida. Devemos entender que, quando as necessidades básicas forem atingidas, o desenvolvimento humano será primariamente voltado a ser mais, não a ter mais.”

Os 4Rs do consumo consciente
Repensar
Refletir sobre os seus atos de consumo, buscando que seu comportamento e atitudes de consumo contribuam para a construção de um mundo melhor.

Reduzir

Consumir apenas o necessário e evitar a geração de lixo é o mais importante. Recusar sacolas e sacos plásticos, evitar embalagens desnecessárias e uso de produtos descartáveis é um bom começo.

Reutilizar

Aumentar a vida útil dos produtos e materiais também evita a geração de lixo. Escolher produtos com maior durabilidade e evitar o desperdício de recursos, por exemplo, usando os dois lados do papel, vale a pena.

Reciclar

Não misturar os materiais recicláveis (papéis limpos, vidros, plásticos, metais) com o lixo comum e encaminhá-los para reciclagem é fundamental. Apóie programas de coleta seletiva e cooperativas de catadores.

O futuro do nosso planeta só depende de NÓS ! Repense em suas atitudes e entenda que só você vai saber lidar com o bem e com o mal que há em você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!